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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39072

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Título: Diretrizes iniciais para a cocriação de um Smart Territory : o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (CCSA/UFPE)
Autor(es): SILVA, Janaina Aniceto Fonsêca da
Palavras-chave: Smart territory; Smart city; Smart campus
Data do documento: 1-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Janaina Aniceto Fonsêca da. Diretrizes iniciais para a cocriação de um Smart Territory: o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (CCSA/UFPE). 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo geral propor diretrizes iniciais para a cocriação de um smart territory no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco. Para alcançá-lo foi necessário dividir a coleta de dados em duas fases distintas, na primeira optou-se pelo estudo de caso qualitativo, mediante análise de conteúdo dos dados coletados em entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a dois servidores que compõem equipes de planejamento e implantação do Projeto Smart Campus da UFCG. A segunda fase foi composta pela aplicação de questionários virtuais aos atores que compõem o CCSA, tais questionários foram compostos de perguntas abertas e fechadas e analisados de forma quantitativa e qualitativa. O referencial teórico adotado englobou as temáticas ligadas aos smarts territories, Smart cities, Smart campus, inovação aberta e cocriação de valor público. A partir da análise dos resultados foi possível desenhar uma proposta de matriz com diretrizes a serem seguidas para a cocriação de um smart territory no lócus da pesquisa, ressalta-se que tal proposta pode ser adaptada a outros ambientes que possuam em sua essência os fatores característicos a um ambiente de ensino e aprendizagem, como é o caso de campi e centros universitários. Isso posto, acredita-se que o trabalho contribuiu com informações que poderão auxiliar a gestão de ambientes de ensino em busca de alcançar mudanças que impactem positivamente a vida acadêmica de seus usuários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39072
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

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